domingo, fevereiro 13, 2005

Revista Dá Fala já ta na rua!!!

“Talvez é a palavra diariamente mais usada neste arquipélago. Mas nós contrapomos um sim de afirmação de vontade urgência em fazer esta revista. Plena de força expressiva, Dá Fala faz alusão ao mundo novo que os poetas das ilhas cantaram, que agora chega e nos bate à porta convidando-nos a viajar, a mexer, a passar além da fronteira, a franquear este “Porton di nôs ilha”. Dos vários significados da expressão no seu uso vulgar, salientamos que Dá Fala é ir ter com as pessoas, a partir da fala dar voz às pessoas…abrir-se às pessoas…Dá Fala é conectar com este mundo generoso. É retomar a herança, na óptica do Capitão das ilhas, consciente de que a herança não é dádiva, mas sim descoberta e invenção. É recusa categórica da passividade imposta, da “geração rasca” magistralmente suportada por muitos. É romper as grades do silêncio desta condição insular. È inquietar-se, dar um murro nos olhos do mundo para assim poder ver melhor e, com ou sem “topada” (tropeços), caminhar…Dá Fala é ter palavra, ter palavra é ter poder, e assim acender a nossa minúscula lanterna de mil cores, neste cadinho de terra lançado no baricentro dos três grandes continentes, África, Europa, América.

Como verbo de eleição escolhemos, portanto, intervir. Do latim inter “colocar-se entre”. Sinónimo de tomar parte ou participar, usar da palavra, agir no sentido de alterar, influenciar uma situação. Dá Fala surge da ideia de que “precisamos de sintonizar Cabo Verde com o universo” (como se diz em Chiquinho) e é oportunidade de expressão, com colaborações de gente que começa a escrever até aos nossos ilustres convidados artistas e pensadores. Para todos, um conselho: tirem as vossas prosas da gaveta, ou melhor, do disco rigido para o papel e façam o mundo girar mais depressa com a força das palavras”.

Ess é extrate de um parte de editorial de revista Dá Fala que foi lançode sexta-feira, dia 11 de fevereiro na Soncente. Ess primer númere desse revista é frute de persistência, tcheu traboi, e principalmente de sonhe de alguns jovens na Soncente de kre pô mais um instrumento na mon desse sociedade k realmente cada dia meste ser mais ativo. Ess revista é parcialmente financiode pa Instituto Português de Apoio de Desenvolvimento ma pel tem continuidade el meste de apoios pa sustental, por isso nó apoia esse iniciativa. No kompra Dá Fala, no dze nós amigos pa compra também, no apoial k publicidade, no escreve pa Dá Fala, o simplesmente dá um fala, afinal ess revista nó kre pal ser de tud nós, de Sintantom a Brava.

1 Comments:

Anonymous africamente said...

www.africamente.com : um novo espaco de amizades e encontros, com videochat, mapas, blogs, albuns de fotos, videoteca, música e noticias !

7 de fevereiro de 2007 às 16:04  

Enviar um comentário

<< Home